Universitário realizou debate sobre Dia da Mulher

Na última semana, fechando o mês de março, os alunos de 1ª e 2ª série do Ensino Médio participaram de uma atividade muito importante: a mesa sobre o Dia Internacional da Mulher. A questão das mulheres na história e na sociedade atual foi discutida por professores de diferentes áreas e mães convidadas. O debate trouxe variados pontos de vista e agregou bastante aos estudantes.

A ideia da mesa foi desenvolvida com o objetivo de abordar um tema muito relevante e também aproximar as mães de Ensino Médio ao Colégio. No primeiro dia de conversas, Rosecler Canassa Pinto (mãe de Julia Canassa Pinto), Simone Shimana Kouketsu da Silva (mãe de Luiza Kouketsu da Silva) e Cynthia Okamoto Gushi (mãe de Thales Gushi Neto) estiveram presentes no Universitário.

As mães passaram as suas visões de mundo e um pouco da trajetória de cada uma delas. A dentista Simone Kouketsu da Silva deu um importante relato, ao destacar que, apesar de ter obrigações profissionais como o marido, as demandas da casa e dos filhos acabam ficando sob sua responsabilidade. Por isso, ela ressaltou a importância de um bom equilíbrio entre pessoal e profissional.

A juíza do trabalho Cynthia Okamoto Gushi falou da importância do feminismo no contexto atual. Ela explicou que o movimento não quer o domínio do mundo pelas mulheres e, sim, a igualdade de direitos e oportunidades entre pessoas do sexo feminino e masculino.

Para corroborar com as falas das mães, professores de diferentes áreas abordaram o papel e a situação das mulheres ao longo da história. Na parte de atualidades, os docentes mostraram as diferenças salarias que ainda existem entre homens e mulheres. Além disso, apresentaram dados estarrecedores sobre a questão do abuso.

No segundo dia de atividades, Sandra Mayuko Nogami Taketone (mãe de Caio Eiji Taketone) foi a convidada. Ela falou um pouco da escolha que teve e pode fazer, de se dedicar à família, abrindo mão de trabalhar fora de casa, para priorizar os filhos. A professora Sandra Arcuri referendou a fala da mãe, ao afirmar que, no mundo contemporâneo, a mulher tem que fazer opções.

Os dois dias de evento foram muito importantes e trouxeram diferentes visões do tema. Para completar a relevante discussão da mesa, as alunas organizadoras prepararam um painel, com notáveis mulheres da história, como Zilda Arns, Madre Leônia Milito, Madre Teresa de Calcutá, Rainha Elizabeth II e outras.