Projeto de Olimpíadas Científicas já está em andamento

Os ótimos desempenhos nas Olímpiadas Científicas Brasileiras (Física, Matemática, Astronomia e Astronáutica) são uma marca do Colégio Universitário. Pensando em desenvolver ainda mais as habilidades dos alunos para essas provas, a Instituição montou um grande cronograma para que os estudantes estejam bem preparados.

As competições são direcionadas para as turmas do Ensino Fundamental II e Médio e possuem formatos variados. Algumas consistem em provas teóricas, enquanto outras exigem que os concorrentes realizem programas, experimentos e até mesmo debates.

As olimpíadas científicas reúnem milhares de alunos participantes em todo o país e são divididas em diversas fases. Os melhores colocados conquistam medalhas, prêmios, certificados e ainda podem representar o Brasil em eventos internacionais.

Para este ano, as equipes de matemática e física do Colégio Universitário planejaram uma programação de aulas especiais de preparação para a Olimpíada Brasileira de Física (OBF), a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). O trabalho será conduzido pelos professores Leandro (Física) e Almeida (Matemática).

As atividades serão iniciadas no próximo dia 16 de abril, com aulas sempre às segundas-feiras à tarde, conforme o horário abaixo:

Ano

Olimpíada

15h45min às 16h30min

6º e 7º ano

OBF, OBMEP e OBA

16h30min às 17h15min

8º e 9º ano

OBF, OBMEP e OBA

Olimpíada

17h20min às 18h

OBF e OBA

18h às 18h40min

OBMEP

Prof. Almeida

As aulas preparatórias serão finalizadas antes das provas das primeiras fases de cada uma das Olimpíadas. A OBF terá aulas nos dias 16/04, 23/04 e 07/05, com a 1ª fase no dia 10/05. A OBMEP contará com um cronograma maior e as atividades estão agendadas para os dias 16/04, 23/04, 07/05, 14/05, 21/05, 28/05 e 04/06, com a 1ª fase sendo realizada em 05/06. No preparatório da OBA, as aulas serão nos dias 16/04, 23/04, 07/05 e 14/05, com a prova no dia 18/05.

Os alunos que tiverem interesse em participar das Olimpíadas devem realizar as inscrições na coordenação.