Unikids

Nível I AM aprendeu novas possibilidades de cores

Nesta quarta-feira (11/04), a turma do Nível I AM, da professora Carla Yokota, realizou uma atividade muito importante sobre as cores. Por meio de uma experiência bastante divertida e algumas misturas, os alunos conheceram novas possibilidades de cores.

A proposta surgiu do trabalho com a história de painel “Fazenda da Dona Rosa”, que tinha tudo cor de rosa: as paredes, as cercas e muito mais. Em um dia, ocorreu um acidente no local, no qual uma grande quantidade de tinta rosa se espalhou e acabou pintando todos os animais da fazenda.

Para eles voltarem ao normal, foi preciso um dia de muita chuva. Porém, mesmo com toda a água que caiu, a ovelha permaneceu cor de rosa, sendo alvo de piada dos outros bichos. Os amigos viram que estavam chateando a ovelha e, por isso, pararam com as brincadeiras, passando a respeitar o animal de cor diferente.

Além de introduzir uma nova cor para as crianças, a história serviu para mostrar que os alunos devem respeitar os colegas, mesmo que eles tenham diferenças entre si.

Depois da leitura da obra, as crianças realizaram algumas misturas com as tintas. Ao somarem o branco e o vermelho, eles conseguiram a cor rosa. Depois, também misturam azul com branco e amarelo com branco. Por meio dessas outras combinações, eles conseguiram tons mais claros das cores de origem.

Após as misturas, os alunos utilizaram as novas cores para pintarem três ovelhinhas: uma rosa, outra azul claro e outra amarelo claro. Foi uma atividade com muito significado e várias descobertas novas.

As fotos mostram mais: