Blog

Fundamental I
Compartilhar:

Turmas do 4º ano realizaram uma erupção vulcânica

Nesta quarta-feira (11/04), as turmas do 4º ano do Ensino Fundamental I participaram de uma atividade muito interessante, na UniFazendinha. Os alunos produziram um vulcão e ainda realizaram uma erupção vulcânica. A proposta foi desenvolvida a partir do material de geografia do Sistema Ari de Sá (SAS).

 

Nas últimas aulas, os estudantes aprenderam sobre o planeta Terra. Eles observaram a composição do globo terrestre, suas camadas internas (núcleo, manto e crosta) e ainda viram como é o funcionamento dos vulcões.

 

Para a atividade ficar mais significativa, os alunos realizaram duas propostas diferentes. Primeiro, com três cores de massinha, eles produziram os próprios planetas, com todas as camadas internas.

 

No segundo momento, cada turma construiu um vulcão. As crianças utilizaram argila, para produzirem a estrutura e todos os alunos ajudaram na modelagem do elemento, para que ele ficasse no formato perfeito.

 

Com o vulcão pronto, as professoras colocaram dentro dele três ingredientes: detergente, vinagre e bicarbonato de sódio. Com a mistura do trio de produtos, o vulcão dos alunos entrou em erupção.

 

A atividade serviu para que as turmas do 4º ano visualizassem na prática como seria acompanhar um vulcão em erupção.

 

Confiram as fotos:

Clique na imagem para ampliar Turmas do 4º ano realizaram uma erupção vulcânicaTurmas do 4º ano realizaram uma erupção vulcânicaTurmas do 4º ano realizaram uma erupção vulcânicaTurmas do 4º ano realizaram uma erupção vulcânicaTurmas do 4º ano realizaram uma erupção vulcânicaTurmas do 4º ano realizaram uma erupção vulcânicaTurmas do 4º ano realizaram uma erupção vulcânicaTurmas do 4º ano realizaram uma erupção vulcânicaTurmas do 4º ano realizaram uma erupção vulcânicaTurmas do 4º ano realizaram uma erupção vulcânicaTurmas do 4º ano realizaram uma erupção vulcânicaTurmas do 4º ano realizaram uma erupção vulcânicaTurmas do 4º ano realizaram uma erupção vulcânicaTurmas do 4º ano realizaram uma erupção vulcânicaTurmas do 4º ano realizaram uma erupção vulcânicaTurmas do 4º ano realizaram uma erupção vulcânicaTurmas do 4º ano realizaram uma erupção vulcânicaTurmas do 4º ano realizaram uma erupção vulcânicaTurmas do 4º ano realizaram uma erupção vulcânicaTurmas do 4º ano realizaram uma erupção vulcânicaTurmas do 4º ano realizaram uma erupção vulcânicaTurmas do 4º ano realizaram uma erupção vulcânicaTurmas do 4º ano realizaram uma erupção vulcânicaTurmas do 4º ano realizaram uma erupção vulcânicaTurmas do 4º ano realizaram uma erupção vulcânicaTurmas do 4º ano realizaram uma erupção vulcânicaTurmas do 4º ano realizaram uma erupção vulcânicaTurmas do 4º ano realizaram uma erupção vulcânicaTurmas do 4º ano realizaram uma erupção vulcânicaTurmas do 4º ano realizaram uma erupção vulcânicaTurmas do 4º ano realizaram uma erupção vulcânicaTurmas do 4º ano realizaram uma erupção vulcânicaTurmas do 4º ano realizaram uma erupção vulcânicaTurmas do 4º ano realizaram uma erupção vulcânicaTurmas do 4º ano realizaram uma erupção vulcânicaTurmas do 4º ano realizaram uma erupção vulcânicaTurmas do 4º ano realizaram uma erupção vulcânicaTurmas do 4º ano realizaram uma erupção vulcânicaTurmas do 4º ano realizaram uma erupção vulcânicaTurmas do 4º ano realizaram uma erupção vulcânicaTurmas do 4º ano realizaram uma erupção vulcânicaTurmas do 4º ano realizaram uma erupção vulcânicaTurmas do 4º ano realizaram uma erupção vulcânicaTurmas do 4º ano realizaram uma erupção vulcânicaTurmas do 4º ano realizaram uma erupção vulcânica