Blog

Ensino Médio
Compartilhar:

Programa de Orientação Profissional - Terceirão e Cursinho

Prezados Pais,

                Ao sentir e observar as dificuldades que alguns alunos estão experimentando, durante o processo de escolha de uma profissão, o COLÉGIO UNIVERSITÁRIO convida a todos para uma palestra/conversa. O encontro abordará alguns dos diferentes aspectos dessa fase, dialogando sobre os vários elementos que permeiam uma escolha profissional. A atividade será realizada no dia 25 de abril (quarta-feira), às 19h, na Sala T01 (3º andar do bloco C).

 

                Escolher uma profissão não constitui uma tarefa simples, por conta de vários aspectos: a multiplicidade de possibilidades de carreiras, fatores históricos, familiares, sociais, políticos, desenvolvimento tecnológico, autoconhecimento, economia e muito mais. A escolha de uma carreira exige muitas considerações e o jovem bem informado tem mais condições de tomar uma decisão consciente. A tendência da maioria é fazer uma escolha profissional apoiada em elementos pouco consistentes, pois identificar as aptidões pessoais demanda tempo e reflexão.

 

            Desta forma, o Colégio Universitário oferece o PROGRAMA DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL (POP). São oficinas de autoconhecimento, reconhecimento de habilidades, aplicação de testes psicológicos, levantamento de perfil profissional, elaboração de conflitos e seleção de campos de interesse. Além disso, dentro do programa, os alunos conhecerão instituições, profissionais e mercado de trabalho. Com o objetivo de capacitar o estudante, para que ele possa enfrentar essa escolha, por meio de diferentes premissas.

 

                Colocamo-nos à disposição para quaisquer esclarecimentos.

 

Atenciosamente,

Rosa Maria Cardoso

Psicóloga Clínica, Psicóloga Escolar e Educacional; Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional, Psicologia Escolar e Educacional e em Aconselhamento Familiar Sistêmico. Também cursando Terapia de Casal e Família.

 

Raquel Maria Biral Faconti

Mestre em Educação, Especialista em Psicopedagogia e Pedagoga.

 

ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

Objetivo: Trabalhar a escolha profissional por meio de discussão de temas, dinâmicas de grupo, aplicação de testes e entrevistas individuais.

 

Etapas do Programa:

  • Constituição dos grupos: serão organizados de acordo com as inscrições na área restrita do site da escola, no ícone “Eventos” e estarão sujeitos a formação de turmas
  • Entrevistas: individuais e devolutiva agendadas com cada aluno (a) e de acordo com a necessidade individual
  • Encontros:  10 encontros com os grupos de alunos
  • Devolutiva para os pais do processo de Orientação

Segundas: 17h15min às 18h15min

Quintas: 14h15min às 15h15min

 

O programa não apresenta custos para os alunos do Colégio Universitário.

 

Para alunos que não estejam matriculados no Colégio Universitário, mas querem se beneficiar do Programa de Orientação Profissional, solicitamos que procurem a Coordenação para informações sobre o POP e para uma entrevista inicial.