9º ano recebeu familiares para discutir sobre carreira

Nas recentes aulas de Empreendedorismo do 9º ano do Fundamental, a professora Cristina Lustri preparou uma importante atividade, para que os alunos aprendessem um pouco mais sobre os desafios que a vida profissional e pessoal apresentam. A docente convidou familiares dos próprios estudantes, para compartilharem as suas experiências.

De um modo geral, os pais e familiares apresentaram as respectivas caminhadas, mostrando que não viveram apenas de vitórias. No primeiro encontro, José Roberto Gomes Filho, que é pai da Camila Tamarozzi Gomes (I22), contou que teve uma série de frustrações até conseguir desenvolver um sistema, que, até hoje, é utilizado em todos os aeroportos do país.

O pai falou que, apesar das derrotas e das dificuldades no meio do caminho, alcançar um sonho traz uma sensação indescritível. “Quando nós conquistamos o nosso objetivo, todas as dores somem”, destacou José Roberto. Segundo ele, além da dedicação e do estudo, a resiliência é algo fundamental para prosperar.

Outro que conversou com os estudantes foi o professor Wilson Marvulle, um dos fundadores do Universitário. Avô do Theo Marvulle Silveira (I25), ele compartilhou a sua caminhada e, principalmente, contou aspectos pouco conhecidos das dificuldades para a criação de um dos maiores colégios de Londrina.

As mães também estiverem presentes na atividade. Na turma I23, a professora Liane Sávio Fagundes de Souza, mãe da Marina Sávio Fagundes de Souza; e a apresentadora Lenise Jentzsch de Queiroz e Silva, mãe da Manuela Jentzsch de Queiroz e Silva; foram as palestrantes.

Lenise contou um fato curioso em sua vida: o grande desafio que teve que superar para alcançar sucesso na sua área. Hoje, apresentadora e totalmente desinibida, ela já foi muito tímida e retraída. “Para quebrar a barreira da timidez, aos 16 anos, comecei a atuar como vendedora de loja. Nessa profissão, não havia a opção de ser tímida, por isso, consegui vencer esse enorme obstáculo para prosperar na área da comunicação”.

Além das dificuldades profissionais, a apresentadora deixou uma outra lição aos alunos. “O ser é muito mais importante que o ter. Afinal, as coisas materiais e financeiras acabam e, o que fica, é realmente o que você é”, ressaltou a apresentadora.

As aulas foram repletas de aprendizagens e ensinamentos importantes para os alunos. Eles observaram pessoas de sucesso, que sofreram durante a caminhada, para poderem alcançar uma posição de destaque. Nenhuma trajetória tem apenas vitórias.

Além dos familiares citados, participaram das palestras: Marco Aurelio Kumura, pai da Cecília Mali Kumura; Karina Correia Bonalumi, mãe da Paola Bonalumi Bittar; e Angela Itimura Reginato, mãe Maria Fernanda Itimura Reginato. O Colégio Universitário agradece a colaboração de todos.