Alunos participaram de palestras sobre Bullying

Nas últimas duas sextas-feiras (13 e 20/04), o Colégio Universitário teve a honra de receber a psicóloga Elsie Pereira da Silva. A profissional esteve na Instituição para conversar sobre bullying, com as turmas do 6º e 7º ano do Fundamental. A iniciativa foi da coordenadora Alessandra Notário Leite, da supervisora de empreendedorismo Eunice Fernandes e das professoras Ana Pula Gardeman e Edilaine Ikeoka.

A proposta surgiu de um amplo trabalho de conscientização sobre o bullying, que é realizado no Colégio Universitário há alguns anos. Para começar a tratar do assunto, Elsie Pereira da Silva abordou a história, apresentou casos e definiu o que é bullying.

A psicóloga mostrou que, às vezes, um ato tido como inocente pode ocasionar enormes prejuízos para quem foi a vítima. “Aquele momento que a gente pensa que não tem consequências, tem resultado para o resto da vida da pessoa”, explicou a convidada.

Durante a palestra, Elsie destacou que não é apenas a vítima que sofre com o bullying, o agressor pode ser uma pessoa repleta de problemas, que extravasa isso por meio da agressividade. A psicóloga mostrou aos alunos, que, muitas vezes, as vítimas acabam optando pelo silêncio e isolamento e que esse não é o caminho.

No segundo encontro, a psicóloga Elsie apresentou alguns trechos do filme “Extraordinário”. O enredo da produção visual conta a história de um menino que tinha uma doença muito grave e que, por conta disso, tinha uma série de deformidades no rosto. Mas, no final, apesar de todas as dificuldades, conseguiu vencer na vida.

A ideia de mostrar o filme foi para apresentar as duas principais características que devem ser trabalhadas para a superação do bullying. A primeira é a empatia ou a capacidade de se colocar no lugar do outro; e a segunda é a resiliência ou a capacidade de sair mais forte de situações difíceis.

Para concluir as conversas com as turmas de 6º e 7º ano do Colégio Universitário, Elsie apresentou uma nova e ainda mais agressiva forma de se fazer bullying: o cyberbullying. “Esta modalidade é uma prática virtual do bullying e que é realmente muito perigosa. Pois, na internet, as pessoas se sentem mais fortes, inclusive para agredir os outros. E, o pior de tudo, no mundo virtual, não existe borracha. Tudo fica lá para sempre”, definiu a psicóloga.

Por conta disso, ela orientou aos alunos para que realizem boas práticas na internet e também apresentou algumas formas de defesa contra o cyberbullying. O principal antídoto para essa nova modalidade de agressividade é o não relacionamento com estranhos, nesses ambientes virtuais.

Os dois encontros agregaram muito aos alunos da Instituição. O Colégio Universitário, mais uma vez, agradece a psicóloga Elsie Pereira da Silva pela disponibilização do tempo e dos conhecimentos dela, para o crescimento de nossos estudantes. Obrigado!