Blog

Fundamental II
Compartilhar:

Alunos participaram de palestras sobre Bullying

Nas últimas duas sextas-feiras (13 e 20/04), o Colégio Universitário teve a honra de receber a psicóloga Elsie Pereira da Silva. A profissional esteve na Instituição para conversar sobre bullying, com as turmas do 6º e 7º ano do Fundamental. A iniciativa foi da coordenadora Alessandra Notário Leite, da supervisora de empreendedorismo Eunice Fernandes e das professoras Ana Pula Gardeman e Edilaine Ikeoka.

 

A proposta surgiu de um amplo trabalho de conscientização sobre o bullying, que é realizado no Colégio Universitário há alguns anos. Para começar a tratar do assunto, Elsie Pereira da Silva abordou a história, apresentou casos e definiu o que é bullying.

 

A psicóloga mostrou que, às vezes, um ato tido como inocente pode ocasionar enormes prejuízos para quem foi a vítima. “Aquele momento que a gente pensa que não tem consequências, tem resultado para o resto da vida da pessoa”, explicou a convidada.

 

Durante a palestra, Elsie destacou que não é apenas a vítima que sofre com o bullying, o agressor pode ser uma pessoa repleta de problemas, que extravasa isso por meio da agressividade. A psicóloga mostrou aos alunos, que, muitas vezes, as vítimas acabam optando pelo silêncio e isolamento e que esse não é o caminho.

 

No segundo encontro, a psicóloga Elsie apresentou alguns trechos do filme “Extraordinário”. O enredo da produção visual conta a história de um menino que tinha uma doença muito grave e que, por conta disso, tinha uma série de deformidades no rosto. Mas, no final, apesar de todas as dificuldades, conseguiu vencer na vida.

 

A ideia de mostrar o filme foi para apresentar as duas principais características que devem ser trabalhadas para a superação do bullying. A primeira é a empatia ou a capacidade de se colocar no lugar do outro; e a segunda é a resiliência ou a capacidade de sair mais forte de situações difíceis.

 

Para concluir as conversas com as turmas de 6º e 7º ano do Colégio Universitário, Elsie apresentou uma nova e ainda mais agressiva forma de se fazer bullying: o cyberbullying. “Esta modalidade é uma prática virtual do bullying e que é realmente muito perigosa. Pois, na internet, as pessoas se sentem mais fortes, inclusive para agredir os outros. E, o pior de tudo, no mundo virtual, não existe borracha. Tudo fica lá para sempre”, definiu a psicóloga.

 

Por conta disso, ela orientou aos alunos para que realizem boas práticas na internet e também apresentou algumas formas de defesa contra o cyberbullying. O principal antídoto para essa nova modalidade de agressividade é o não relacionamento com estranhos, nesses ambientes virtuais.

 

Os dois encontros agregaram muito aos alunos da Instituição. O Colégio Universitário, mais uma vez, agradece a psicóloga Elsie Pereira da Silva pela disponibilização do tempo e dos conhecimentos dela, para o crescimento de nossos estudantes. Obrigado!

 

Confiram as fotos:

Clique na imagem para ampliar Alunos participaram de palestras sobre BullyingAlunos participaram de palestras sobre BullyingAlunos participaram de palestras sobre BullyingAlunos participaram de palestras sobre BullyingAlunos participaram de palestras sobre BullyingAlunos participaram de palestras sobre BullyingAlunos participaram de palestras sobre BullyingAlunos participaram de palestras sobre BullyingAlunos participaram de palestras sobre BullyingAlunos participaram de palestras sobre BullyingAlunos participaram de palestras sobre BullyingAlunos participaram de palestras sobre BullyingAlunos participaram de palestras sobre BullyingAlunos participaram de palestras sobre BullyingAlunos participaram de palestras sobre BullyingAlunos participaram de palestras sobre BullyingAlunos participaram de palestras sobre BullyingAlunos participaram de palestras sobre BullyingAlunos participaram de palestras sobre BullyingAlunos participaram de palestras sobre BullyingAlunos participaram de palestras sobre BullyingAlunos participaram de palestras sobre BullyingAlunos participaram de palestras sobre BullyingAlunos participaram de palestras sobre BullyingAlunos participaram de palestras sobre BullyingAlunos participaram de palestras sobre BullyingAlunos participaram de palestras sobre BullyingAlunos participaram de palestras sobre BullyingAlunos participaram de palestras sobre BullyingAlunos participaram de palestras sobre BullyingAlunos participaram de palestras sobre BullyingAlunos participaram de palestras sobre BullyingAlunos participaram de palestras sobre BullyingAlunos participaram de palestras sobre Bullying