Dia do Índio foi tema de palestra no Fundamental

Nesta segunda-feira (16/04), as turmas do 1º ao 5º ano do Fundamental participaram de uma palestra sobre o Dia do Índio, comemorado em 19 de abril. O momento foi conduzido pelos professores de História Matheus Fávaro e Jane Machado e apresentou uma série de descobertas para os estudantes. Eles adoraram a palestra.

O professor Matheus abriu a atividade e mostrou várias coisas aos alunos. Primeiro, explicou a origem do nome índio. Depois, falou das diferenças entre as diversas tribos indígenas existentes no Brasil e no mundo. Ele ainda destacou os principais motivos para a redução do número de índios em nosso país, que chegou a ser de 3 milhões e hoje está abaixo de 900 mil.

Mas, o que mais chamou a atenção dos alunos foi a parte da contribuição cultural em nossa sociedade. O professor Matheus destacou que vários alimentos adorados pelos alunos foram introduzidos pelos indígenas, como o guaraná, a pipoca, o açaí, a mandioca e muito mais.

Para completar a palestra, a professora Jane falou de alguns nomes e palavras, que utilizamos constantemente e que têm origem indígena. O nosso estado é um dos exemplos: Paraná é um termo derivado dos índios, que significa rio.

Os alunos aprenderam bastante e descobriram muitas coisas novas.

Confiram as fotos deste importante momento de aprendizagem: