Turmas do 9º participaram do projeto Matemática na Música

Nesta semana, as turmas do 9º ano do Fundamental realizaram as apresentações dos trabalhos do projeto Matemática na Música. As atividades foram conduzidas pelo professor Edmilson Vicente Leite e renderam muitas aprendizagens novas para os estudantes.

O projeto já virou uma tradição para os alunos do 9º ano e, cada vez mais, os trabalhos alcançam níveis maiores. Neste ano, os grupos foram divididos de acordo com os ritmos musicais: Rock, Samba, Funk, Forró, Clássico, Regional e Sertanejo.

Nas apresentações, os alunos abordaram a história do estilo musical, músicas de algumas bandas, expoentes do gênero e instrumentos característicos. O grande destaque ficou por conta da relação entre a matemática e a música, com citações a compasso, tempo, variações de intensidade, frequência sonora, álgebra, Pitágoras, Teorema de Tales e muito mais.

Os trabalhos ficaram realmente impressionantes. Além de trazerem as músicas para serem tocadas, alguns alunos interpretaram canções características do gênero de seu grupo. A música clássica foi uma das que mais chamou atenção, pois uma das estudantes cantou, de forma espetacular, a música da ópera “O Fantasma da Ópera”.

Outro ponto alto das apresentações foi o momento do sertanejo. O ritmo é um dos preferidos dos alunos e, na viagem no tempo dos hits do gênero, a plateia cantou junto várias das canções.

O projeto Matemática na Música foi novamente um sucesso, provando que o estudo da matemática pode ser bastante agradável e significativo.