Aluna da 1ª série é destaque mundial com projeto científico

A estudante da 1ª série do Ensino Médio do Colégio Universitário, Geovana Nogueira dos Santos Pereira, acaba de retornar daquilo que ela chamou de “a melhor experiência da sua vida”. Na última semana, entre os dias 17 e 20 de outubro, ela esteve em Iowa, nos Estados Unidos, para apresentar um trabalho no Global Youth Institute, dentro do congresso The Road Food Prize.

A viagem foi realizada em uma parceria entre a Embrapa, a Agrobravo e o projeto “Bom Aluno”, do qual Geovana faz parte. Ela foi selecionada entre quase 30 estudantes e conduziu um estudo sobre alimentação e produção sustentável. Para chegar ao evento, a jovem passou por diversas etapas, que envolveram a produção de uma redação e entrevistas com as três entidades realizadoras da iniciativa.

Depois de ser selecionada, Geovana realizou uma pesquisa e produziu um artigo científico sobre a “Fixação biológica do nitrogênio no feijão”. Em seu trabalho, a estudante do Universitário mostrou que bactérias existentes no ambiente podem ser uma alternativa aos fertilizantes, sendo uma opção mais barata, bem menos poluente e bastante produtiva.

A iniciativa dela contou com a supervisão de pesquisadores da Embrapa e chamou muita atenção. O trabalho foi apresentado, na língua inglesa, em uma das mesas redondas do Global Youth Institute, evento que Geovana participou ao lado de 200 estudantes estadunidenses e mais nove de outros países do mundo. A aluna do Universitário foi a primeira brasileira a participar do evento, após 17 anos de ausência de representantes do país no evento.

Depois da viagem aos Estados Unidos, os próximos passos da jovem já estão definidos: um intercâmbio no exterior, em janeiro, para aprimorar o inglês, e a publicação do artigo, em revista científica nacional.

Além disso, Geovana terá mais destaque no projeto “Bom Aluno”, onde passará a atuar diretamente com os outros alunos participantes, para incentivá-los a se envolverem em projetos de aprofundamento nos estudos.

Geovana Nogueira dos Santos Pereira deixou um recado para os demais estudantes do Universitário. “É importante ter uma mente aberta, sem se prender a algo, para poder aceitar novas opções que a vida nos mostra. Tenha curiosidade e vá atrás. Porque, às vezes, o que você não imagina pode ser o caminho. Eu imaginava seguir para a área Bioquímica, mas hoje me vejo trabalhando com agricultura”, destacou a aluna.

O Colégio Universitário trabalha justamente nesse sentido e dá a oportunidade aos estudantes de realizarem projetos científicos. As propostas são realizadas anualmente, com as turmas de Ensino Médio. Após concluídas, as produções dos alunos são apresentadas na Feira de Empreendedorismo Social, Galeria dos Sonhos.

Confiram as fotos da aluna Geovana:

Clique na imagem para ampliar Aluna da 1ª série é destaque mundial com projeto científicoAluna da 1ª série é destaque mundial com projeto científico