7º ano teve aula sobre reprodução dos peixes

Nesta quarta-feira (14/11), as turmas do 7º ano do Colégio Universitário participaram de uma aula especial sobre a reprodução dos peixes. O docente Nelson Mauricio Lopera Barrero, do departamento de Zootecnia da UEL, que é pai dos alunos Isabella (2º ano) e Diego (7º ano), foi convidado pela professora de Ciências Daisy Souza, para trazer mais detalhes desse assunto.

Com vasta experiência no tema, o professor Nelson apresentou os diferentes tipos de reprodução que os peixes podem realizar. Ele focou a exposição aos alunos na questão natural e na modalidade assistida.

O professor Nelson mostrou que as diferentes espécies de peixes se reproduzem de maneira variada. A forma mais tradicional no Brasil é realizada no período da piracema. Nesse momento, a pesca é proibida e os cardumes nadam contra a correnteza, para desovar os ovos.

Ainda sobre as diferenças, o professor Nelson trouxe uma grande curiosidade sobre a reprodução da tilápia. Para proteger os ovos, as fêmeas dessa espécie colocam eles na boca, até que as larvas comecem a nascer. Essa é uma forma de garantir o maior sucesso da reprodução.

Além de explicar a maneira natural de reprodução, o convidado da UEL mostrou como é realizado o processo em laboratório. São várias etapas e, em todas, há bastante cuidado. Afinal, os peixes são muito sensíveis e o manejo com eles fora da água é bem delicado.

Com fotos e imagens, a aula do professor Nelson Barrero foi bem interessante. A participação dos alunos foi intensa, com várias perguntas e questionamentos, que foram prontamente respondidos pelo convidado.

A atividade especial serviu para trazer mais informações aos alunos sobre o conteúdo estudado em sala, com a professora Daisy. Os estudantes curtiram muito a presença do docente da UEL no Colégio.