Projeto "Consertando o meu Bairro"

A professora Graça Alves, supervisora de Área de Língua Portuguesa do Colégio Universitário, desenvolveu o projeto “Consertando o meu Bairro”, com alunos do 5º ao 9º ano do Fundamental.

Segundo a professora, o projeto teve como objetivo, dentre outros, a observação e a correção, se fosse o caso, de material escrito veiculado no bairro em que o aluno reside. São materiais como anúncios, bulas, cartazes, cardápios, catálogos, embalagens, faixas, letreiros, músicas, placas, panfletos, propagandas em geral.

“Nossa intenção, nesse aspecto, é despertar, em nosso educando, senso crítico quanto à importância da escrita correta, expressão valiosa da interação entre indivíduos”, explicou Graça.

No projeto, os alunos foram divididos em grupos, para o desenvolvimento das atividades. Um dos itens de grande importância foi a capa. Cada grupo teve que produzir uma capa, ilustrando a ideia do projeto.

De acordo com a professora Graça, o projeto não se restringiu apenas a questões da língua escrita. “Queremos também despertar no nosso aluno interesse pela preservação do meio ambiente e pela conservação dos bens púbicos. Que o nosso jovem se incomode com a árvore mutilada, com a inexistência de jardins, com a presença excessiva de concreto no lugar de árvores, grama e flores, com o bueiro entupido, com o muro pichado, com ruas sujas e maltratadas”, afirmou ela.

O projeto “Consertando o meu Bairro” é multidisciplinar, pois envolveu seis disciplinas: Língua Portuguesa (registro e correção de erros gramaticais), Matemática (elaboração de escalas e gráficos), Ciências (levantamento por meio de fotos, de bueiros entupidos, muros pichados, calçadas sem árvores...), Geografia (composição de plantas, mapas), História (pesquisa referente ao nome do bairro, à rua em que reside) e Arte (confecção de capas e cartazes).

Os estudantes adoraram a proposta.