Equipe técnico-pedagógica passou por capacitação

Entre os dias 28/01 e 01/02, diretores, coordenadores, supervisores de área e professores do Colégio Universitário estiveram constantemente em reuniões e treinamentos. Eles participaram da semana pedagógica, que foi um momento de capacitação e preparação para o ano letivo de 2019.

A volta às aulas está próxima e, na segunda-feira (04/02), os estudantes retornarão ao Colégio. Mas, antes disso, a equipe técnico-pedagógica trabalhou muito. Nos cinco dias de atividades, os professores realizaram diversas ações de formação em conjunto e também divididos por segmento e área de atuação.

Diariamente, encontros com toda a equipe eram realizados. Em uma dessas atividades, a diretora educacional Raquel Calil Ruy falou sobre aprendizagem. “Foi um momento bem importante e relevante para todos que participaram. O Universitário, por meio do Conselho de Administração, busca sempre investir na formação dos profissionais do Colégio”, destacou a diretora.

Durante a semana pedagógica, os profissionais foram divididos em salas, para atuarem diretamente com os colegas de coordenação. Nessas reuniões, as coordenadoras passaram todos detalhes e novidades de 2019, para que os professores se inteirassem e estivessem prontos para o ano letivo.

Em alguns dias, ao invés de participarem de treinamentos por segmento, os docentes se reuniram com os supervisores de área. O responsável por cada matéria conversou com professores de diferentes coordenações, para traçar objetivos e estratégias comuns, a fim de alcançar os melhores resultados para os estudantes do Universitário.

Em um desses encontros, os supervisores Edmilson Vicente Leite (Matemática e também Coordenador do Cursinho MedMagno Universitário) e Leandro Bento (Física) estiveram com as professoras do Fundamental – Anos Iniciais. Eles conversaram sobre o projeto das Pipas, que será coordenado pelos dois, em parceria com a supervisora Jane Machado (Arte, Geografia e História).

Os professores direcionaram algumas das atividades a serem realizadas e também falaram dos cuidados que deverão ser tomados na execução do projeto. A dinâmica envolveu aprendizado sobre as pipas, pegar bambu no bambuzal e uma pequena oficina de construção do material na UniFazendinha.

Outro momento marcante na semana pedagógica foi realizado na sexta-feira (01/02), quando a equipe do Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do Hospital Universitário (HU), liderada pelo médico Reinaldo Kuwahara, esteve na Instituição. Os profissionais do CTQ vieram agradecer o trabalho realizado pela Corrente do Bem e equipe de Empreendedorismo do Colégio, que, por meio da Galeria dos Sonhos, compraram uma série de equipamentos fundamentais para o funcionamento do espaço.

Essa atividade serviu para sensibilizar os professores, para que, já no início do ano letivo, eles contagiem os alunos a participarem das ações sociais do Colégio. Pois, em 2019, o objetivo é que a Feira de Empreendedorismo Social, a Galeria dos Sonhos, possa realizar muitas ações transformadoras.

Para finalizar, como já é tradição, os professores e funcionários participaram do tradicional coral de encerramento. Neste ano, eles interpretaram as músicas “A Paz – Roupa Nova”, “Heal The World – Michael Jackson”, “Amigos pela Fé – Anjos de Resgate” e “O que é? O que é? – Gonzaguinha”.

Os professores Christopher Whitt (Voz), Daiane Salema Gonsales (Voz) e Sandro Lemes dos Santos (Violão e Percussão) participaram ativamente da condução da apresentação. O coral ainda contou com o convidado Mateus dos Santos Gonsales, que comandou o teclado.

Foram dias intensos de aprendizagem para o recebimento dos alunos com força total, na segunda-feira (04/02).