Fundamental Anos Finais (6º ao 9º Ano)

9º Ano participou de tradicional projeto de matemática

As turmas do 9º Ano do Fundamental Anos Finais realizaram as apresentações do projeto “Matemática e Arte, um Diálogo Possível: Trabalhando Atividades Interdisciplinares”. As propostas, conduzidas pelo professor Edmilson Vicente Leite, foram realizadas no auditório do Colégio Universitário, na quarta-feira (27/03). A iniciativa, que já vem de alguns anos, teve uma nova abordagem em 2019 e, mais uma vez, foi um sucesso.

Além dos próprios alunos, representantes do Colégio Universitário prestigiaram os trabalhos dos estudantes. Entre alguns, estiveram presentes a diretora educacional Raquel Calil Ruy, os diretores membros do conselho de administração Wilson Marvulle e Werner Okano, a supervisora de eventos Jane Machado, a professora Kazuko Harano e a coordenadora do Ensino Fundamental Anos Finais Alessandra Paula Notário Leite.

Neste ano, seis grupos realizaram apresentações, que fomentaram expressões artísticas como: música, dança, teatro, cinema e pintura. O objetivo geral do projeto foi mostrar como estas manifestações podem contribuir para a aprendizagem de conceitos matemáticos no Ensino Fundamental Anos Finais.

A criatividade das turmas surpreendeu a todos. Na parte da música, os alunos utilizaram um violão e animaram a plateia ao apresentarem a canção “Deixe-me Ir – do coletivo 1Kilo”. O grupo responsável pela Matemática no cinema trouxe um vídeo, que foi editado e produzido pela equipe. No material, os estudantes mostraram o conflito de um jovem ao tentar descobrir o valor do Pi (π).

Na dança, os alunos ousaram e mostraram uma valsa ao vivo. Eles utilizaram trajes de gala e muita coreografia sincronizada com os passos e com a matemática. O teatro e a Matemática transitam, em níveis crescentes de abstração, entre o real e o imaginário. Dois grupos utilizaram esta temática e ambos apresentaram uma releitura da peça “Alice no país das maravilhas”.

O idealizador do projeto, professor Edmilson Vicente Leite, explicou que uma abordagem interdisciplinar pode gerar uma participação mais ativa dos alunos, no que diz respeito ao desenvolvimento de aspectos ligados à sensibilidade, criatividade e imaginação.

O projeto, mais uma vez, confirmou que o estudo da Matemática pode ser muito divertido e envolveu todos que estavam presentes. A atividade certamente marcou a história de cada aluno participante.

Veja as fotos: