7º e 9º Ano realizaram atividades DIY nas aulas de Inglês

Nesta quinta-feira (04/04), as turmas de 7º e 9º Ano do Ensino Fundamental realizaram atividades de “Do It Yourself” (Faça você mesmo), nas aulas de Inglês, da professora Vivian Piazza Bombo. O “DIY” é um dos principais pilares do trabalho da International School no Universitário e coloca os alunos como protagonistas da aprendizagem.

A primeira atividade foi com as turmas do 9º Ano. Na sala, a professora questionou os estudantes sobre o que eles fazem com os celulares. Entre as respostas, muitos citaram que escutam músicas nos aparelhos. Por isso, a proposta trouxe uma opção bem interessante para os alunos: a construção de um amplificador de som para celular, com rolo de papel, fita adesiva e copos plásticos.

As turmas do 9º Ano gostaram muito do desafio de construir o material. Mas, ao final, o resultado foi recompensador. De forma simples, eles conseguiram ampliar a potência sonora dos celulares. O primeiro teste foi realizado na sala e o som ficou bem alto.

No 7º Ano, a proposta foi um pouco diferente, mas também se enquadrou na categoria “DIY”. A professora Vivian orientou os estudantes, para que eles produzissem um abajur colorido. Para realizarem a atividade, os alunos usaram corante de alimentos, garrafa pet, água, óleo de cozinha, sal de fruta e uma lanterna.

A construção da peça foi simples. Na garrafa, colocaram todos os materiais que trouxeram e, por fim, adicionaram o sal de fruta, que começou a borbulhar. Para visualizar o efeito, eles apontaram a luz para o recipiente e viram as bolinhas coloridas se agitando dentro da peça.

As propostas realizadas com as turmas dos Anos Finais do Fundamental foram bastante significativas e colocaram os alunos como os agentes principais da aprendizagem. O resultado disso foram estudantes interessados e o conhecimento bem assimilado por todos.