8º Ano confeccionou um “Circuito Elétrico”

Os alunos do 8º Ano do Ensino Fundamental Anos Finais tiveram a oportunidade de montar um circuito elétrico, durante as aulas de Laboratório, com as professoras Elizabeth Guivernau e Regina Maria Fontoura. A supervisão foi do professor Leandro Bento.

Um circuito elétrico é a ligação de elementos elétricos: resistores, indutores, capacitores, linhas de transmissão, fontes de tensão, fontes de corrente e interruptores. Com a soma desses materiais é necessário que se forme, ao menos, um caminho fechado para a corrente elétrica.

Para realizarem a experiência, os alunos utilizaram os próprios materiais escolares, como borracha, clipes de papel e outros objetos. Segundo as docentes, o objetivo da proposta foi trabalhar a aprendizagem de conceitos fundamentais sobre circuito elétrico.

Os alunos observaram e identificaram as condições necessárias para que haja condução de eletricidade e entenderam porque alguns elementos conduzem corrente elétrica e outros não. O experimento faz parte das atividades que estão disponíveis no material do Sistema Ari de Sá (SAS) e já foi realizado de acordo com a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A atividade deixou todos os alunos bem animados e despertou muito mais o interesse pela disciplina.

Clique na imagem para ampliar 8º Ano confeccionou um “Circuito Elétrico”8º Ano confeccionou um “Circuito Elétrico”