Ensino Médio participou de Maratona de Matemática

Nesta segunda-feira (08/04), as turmas de 1ª e 2ª Série do Ensino Médio do Colégio Universitário participaram da Maratona de Matemática, das 11h às 12h30min. O projeto é tradicional na Instituição e tem objetivo de trabalhar o conteúdo de Matemática e uma série de outras habilidades importantes para o desenvolvimento dos estudantes.

A proposta foi coordenada pelo professor Almeida, sob a supervisão do professor Edmilson Vicente Leite. A Maratona contou com 20 questões de múltiplos assuntos da Matemática, que deveriam ser respondidas em até 90 minutos. Para a resolução da atividade, cada turma de 1ª e 2ª Série do Ensino Médio foi dividida em grupos, de acordo com as escolhas dos próprios estudantes.

Mesmo separados em equipes, os alunos deveriam trabalhar juntos, isso porque a resolução da Maratona foi coletiva e, cada sala, só precisou entregar uma prova preenchida para os professores. Apesar da possibilidade de consultar os colegas, não era permitido olhar o material do Sistema Ari de Sá, cadernos, calculadoras e celulares.

As diferentes turmas de 1ª e 2ª Série do EM trabalharam muito bem e de forma bastante criativa. Aproveitando a possibilidade de compartilhar as dúvidas com os demais colegas, os grupos formados em cada sala se comunicaram bastante e solucionaram as dificuldades. Assim, responderam a prova da melhor maneira possível.

Segundo o professor Almeida, a proposta da Maratona era justamente levar o aluno a algo mais do que conhecimentos matemáticos. “Pelo fato deles estarem trabalhando sem uma supervisão e por terem se organizado da forma que acharam melhor, nós quisemos observar essa parte organizacional e a participação dos estudantes na resolução da tarefa. Além disso, com a proposta, visamos despertar a criatividade e o raciocínio lógico e dedutivo”, explicou o professor que coordenou a atividade.

A participação dos alunos foi incrível, com soluções bem criativas, para que a turma conseguisse o melhor resultado. Afinal, todos os estudantes da sala que tiver o maior percentual de acertos terão 10 pontos a mais na média de Matemática. As demais turmas também serão premiadas e receberão bonificação proporcional ao desempenho.