Atividade do 4º Ano relacionou basquete e Matemática

Na última semana de aula, as turmas do 4º Ano, das professoras Mônica Valeria, Roziane Fernandes Kruczeveski e Simone Diniz da Silva, realizaram uma atividade em conjunto com o docente de Educação Física Marcos Alexandre (Paraguaio). A dinâmica contou com a orientação do professor Edmilson Vicente Leite, supervisor de área de Matemática do Colégio Universitário. Por meio dela, os alunos relacionaram o basquete com as operações de multiplicação e adição.

A proposta surgiu do livro de Matemática do Sistema Ari de Sá (SAS), que apresenta as possibilidades de aprender adição e multiplicação por meio do basquete. Isso porque, na modalidade os jogadores podem fazer dois ou três pontos por cada cesta, de acordo com a distância do arremesso para o aro.

Para relacionar as duas áreas do conhecimento, o professor Paraguaio entrou em ação. Ele explicou um pouco do funcionamento do basquete e levou os educandos para a quadra. No local, mostrou onde poderiam ser realizados os arremessos de dois e os de três pontos.

A partir das orientações, os alunos ficaram livres para lançar as bolas em direção ao aro da distância que desejassem. Dessa forma, as crianças alternaram entre as bolas de três e de dois, para experimentarem as duas possibilidades de arremesso.

Ao final da dinâmica, eles anotaram quantas bolas de cada pontuação haviam acertado. Neste momento, precisaram dos conhecimentos matemáticos. Primeiro, multiplicaram o número de pontos obtidos com os arremessos de dois e de três. Depois, as crianças somaram ambos os valores e obtiveram a pontuação final.

Assim, de forma divertida e bastante significativa, aprenderam conceitos fundamentais da Matemática.