Lançamento do Projeto "Ação e Vida” 2019

Na última quarta-feira (08/08), foi realizado o lançamento do projeto “Ação e Vida” 2019, com os alunos do Colégio Universitário. Para introduzir a iniciativa, professores e alunos tiveram uma palestra com a psicóloga e coordenadora do movimento CAPC – Amor contra o Câncer, Adriane Hisnauer Cantone.

Antes da fala da psicóloga, o professor Edmilson Vicente Leite também conversou com os educandos e compartilhou algumas experiências pessoais de sua vida. Durante a palestra, a psicóloga Adriane contou aos adolescentes sua emocionante experiência e, em especial, a luta contra um câncer de mama.

No mesmo dia, a turma P02 da 1ª Série do Ensino Médio recebeu orientações sobre a importância da doação de sangue.Durante a orientação, o professor de Inglês Julio Cesar da Silva, mostrou aos alunos o vídeo de um docente, que tinha muito receio de doar sangue, mas superou o medo e praticou o ato solidário. O vídeo serviu como um modo de inspiração, aos educandos que sofrem com a mesma situação, e isso acaba os impendido de doar sangue.

Ambas propostas foram apenas uma preparação para a realização prática do projeto, que está marcado para o dia 17/08 e envolverá ações transformadoras em Londrina.

Ações

Para o sábado de Ação e Vida, estão previstas as seguintes atividades voluntárias:

- Alunos do Ensino Médio doarão sangue no Hemocentro Regional de Londrina vinculado ao Hospital Universitário (HU);
- A 1ª Série do Ensino Médio e o Cursinho entregarão lanches nas Unidades de Pronto Atendimento – UPA’s do município;
- Os alunos da 2ª e 3ª Série do Ensino Médio distribuirão sopão na Casa do Bom Samaritano;
- Os educandos do 9º Ano farão a doação de fraldas geriátricas;
- Os alunos do 8º Ano entregarão kits de higiene pessoal;
- Alunos do Ensino Médio realizarão ações em orfanatos de Londrina;
- As turmas de 6º e 7º Ano levarão brinquedos, lápis de cor e livros, para instituições da cidade e;
- O 9º Ano fará um “Dia de Princesa” no Lar Maria Tereza.

O Projeto “Ação e Vida” surgiu da observação da importância de trabalhar com os alunos a valorização da vida, a convivência em sociedade, o respeito ao outro (empatia, se colocar no lugar do outro), o desenvolvimento da solidariedade, bem como o cuidado consigo e com o outro.

O projeto é desenvolvido com alunos do Fundamental Anos Finais, Ensino Médio e Cursinho Pré-Vestibular, a partir de ações propostas pelos próprios educandos.