Unikids

P5 produziu caldo de mandioca

Na quinta-feira (05/09), a turma do P5 CV, da professora Vanessa da Silva Gonçalves, produziu um de caldo de mandioca, no espaço Gourmet Kids. A receita foi mais uma etapa do projeto que os educandos estão trabalhando desde o primeiro semestre.

Nos primeiros meses do ano, dentro das atividades de Empreendedorismo e Meio Ambiente, os alunos trabalharam sobre os índios. Ao longo das propostas, eles aprenderam aspectos da alimentação desses povos e também da parte cultural. Por isso, a mandioca foi um dos temas centrais do estudo, pois esse alimento tem total relação com os indígenas.

Entre as ações realizadas pelos educandos, um dos destaques foi o plantio da mandioca, no Espaço do Brincar. Com o que aprenderam no primeiro semestre, eles fizeram a culinária no Gourmet Kids. Para começar a receita, os alunos vestiram toucas, para garantir a higiene em todo o processo.

O primeiro passo foi cortar a linguiça calabresa em pequenos pedaços. Depois, foi a vez de amassarem a mandioca. Eles iniciaram o trabalho de forma manual e, posteriormente, utilizaram um equipamento, que facilitou a ação de amassar o ingrediente principal do caldo. A professora foi a responsável por finalizar a receita no fogão.

Com tudo pronto, os alunos montaram porções em copos plásticos e, no final da aula, comercializaram o produto com os pais e familiares. O dinheiro arrecadado com as vendas será revertido para a Feira de Empreendedorismo Social Galeria dos Sonhos.